CENTRO DE LÍNGUAS
DE MARACANAÚ
INFORMATIVO
002/2019 – CLM
O Centro de Línguas de Maracanaú abre inscrições para o preenchimento
de 115 (cento e quinze) vagas através do Teste de Nível, para os cursos de Inglês,
Espanhol e Libras, referente ao segundo semestre do ano de 2019.
1.
PÚBLICO ALVO
1.1- A seleção para o Teste de Nível destina-se às pessoas que já
tenham conhecimento em algum idioma e que desejam ingressar no CLM, podendo
concorrer a uma vaga a partir do segundo semestre.
1.2- O candidato que estiver regularmente matriculado no CLM só poderá
fazer o Teste de Nível para ingresso em outro curso. 
2.
INSCRIÇÕES
Período: 17 a 19/07/2019
Local: Centro de Línguas, situado na Rua Belém,
91 – Piratininga - Maracanaú
Horário: 8h às 11h e 13h às 16h
3. PRÉ-REQUISITOS
3.1- Poderá participar do Teste de Nível para os cursos diurnos de
Inglês e Espanhol, o candidato que reunir, no ato da matrícula, as seguintes
condições:
a) Cursar, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental;
b) Estar regularmente matriculado em uma escola de ensino fundamental
ou médio da rede municipal, estadual ou privada de Maracanaú.
3.2- Poderá participar do Teste de Nível para os cursos noturnos de
Inglês e Espanhol e curso básico de Libras o candidato que reunir, no ato da
matrícula, pelo menos uma das seguintes condições:
a) Ser professor da rede municipal, estadual ou privada de Maracanaú;
b) Ser funcionário da rede pública ou privada de Maracanaú e cursar ou
ter concluído, no mínimo, o ensino médio;
c) Ser residente em Maracanaú, cursar ou ter concluído, no mínimo, o
ensino médio e ter idade mínima de 15 anos.
4. PROVA
Data: 24/07/2019 
Horário: 9h às 11h30min             Tolerância para a
chegada: 15 minutos
Local: Centro de Línguas de Maracanaú
5.
CLASSIFICAÇÃO
5.1- Será considerado classificado o candidato que obtiver a nota
mínima 7,0 (sete), conforme a quantidade de vagas disponíveis para cada curso e
a turma escolhida no ato da inscrição.
6. RESULTADO E
MATRÍCULA
6.1-
O resultado e a matrícula para os candidatos classificados será no dia 26 de
julho de 2019, no CLM, no horário das 8h às 11h e 13h às 16h.
6.2- Os classificados aos cursos diurnos de Inglês e Espanhol deverão
apresentar no ato da matrícula:
a) Fotocópia do RG, certidão de nascimento, CPF, carteira
de trabalho ou habilitação do candidato;
b) 01 (uma) foto
3x4 recente;
c) Ficha de matrícula preenchida (Ver modelo – Anexo IV);
d) Fotocópia do comprovante de residência;
e) Declaração da escola constando que o candidato está
regularmente matriculado.
6.3- Os classificados aos cursos noturnos de Inglês, Espanhol e básico
de Libras deverão apresentar no ato da matrícula:
a) Fotocópia do RG, certidão de nascimento, CPF, carteira
de trabalho ou habilitação do candidato;
b) 01 (uma) foto
3x4 recente;
c) Fotocópia do comprovante de residência no nome do
candidato. Caso não tenha, será necessário preencher uma declaração de moradia
(Ver modelo - Anexo III); 
d) Ficha de matrícula preenchida (Ver modelo – Anexo IV); 
e) Declaração da instituição em que trabalha (somente para professor, funcionário
público e de empresa privada);  
f) Declaração da escola em que está regularmente
matriculado (somente para candidato que
cursa o ensino médio);
g) Fotocópia do comprovante de escolaridade (somente para candidato que concluiu o
ensino médio).
7. INÍCIO
DAS AULAS
Data: 05/08/2019
Maracanaú, 02 de julho de 2019.
SILVANA
FERNANDES FEITOSA
Diretora
do CLM
OBSERVAÇÃO:Para fazer o download em pdf do documento completo + ficha de matricula para impressão, acesse o  link abaixo:
ANEXO I
OFERTA DE VAGAS
INGLÊS
DIURNO
| 
SEMESTRE | 
TURMA | 
HORÁRIO | 
DIAS  | 
VAGAS | 
| 
II | 
H | 
9h às 10h15min | 
Terça e quinta-feira | 
05 | 
| 
II | 
F | 
15h45min às 17h | 
Segunda e quarta-feira | 
02 | 
| 
III | 
B | 
9h às 10h15min | 
Segunda e quarta-feira | 
04 | 
| 
III | 
J | 
13h às 14h15min | 
Terça e quinta-feira | 
05 | 
| 
IV | 
G | 
7h30min às 8h45min | 
Terça e quinta-feira | 
04 | 
| 
IV | 
F | 
15h45min às 17h | 
Segunda e quarta-feira | 
02 | 
| 
V | 
B | 
9h às 10h15min | 
Segunda e quarta-feira | 
05 | 
| 
V | 
F | 
15h45min às 17h | 
Segunda e quarta-feira | 
04 | 
| 
VI | 
A | 
7h30min às 8h45min | 
Segunda e quarta-feira | 
05 | 
| 
VI | 
K | 
14h15min às 15h30min | 
Terça e quinta-feira | 
02 | 
| 
TOTAL DE VAGAS | 
38 | |||
ESPANHOL
DIURNO
| 
SEMESTRE | 
TURMA | 
HORÁRIO | 
DIAS  | 
VAGAS | 
| 
II | 
H | 
9h às 10h15min | 
Terça e quinta-feira | 
04 | 
| 
II | 
J | 
13h às 14h15min | 
Terça e quinta-feira | 
03 | 
| 
III | 
A | 
7h30min às 8h45min | 
Segunda e quarta-feira | 
05 | 
| 
III | 
K | 
14h15min às 15h30min | 
Terça e quinta-feira | 
05 | 
| 
IV | 
K | 
14h15min às 15h30min | 
Terça e quinta-feira | 
05 | 
| 
V | 
L | 
15h45min às 17h | 
Terça e quinta-feira | 
05 | 
| 
VI | 
F | 
15h45min às 17h | 
Segunda e quarta-feira | 
05 | 
| 
TOTAL DE VAGAS | 
32 | |||
INGLÊS
NOTURNO
| 
SEMESTRE | 
TURMA | 
HORÁRIO | 
DIA | 
VAGAS | 
| 
II | 
C | 
18h30min às 21h | 
Quarta-feira | 
02 | 
| 
III | 
D | 
18h30min às 21h | 
Quinta-feira | 
02 | 
| 
IV | 
A | 
18h30min às 21h | 
Segunda-feira | 
05 | 
| 
V | 
D | 
18h30min às 21h | 
Quinta-feira | 
03 | 
| 
VI | 
C | 
18h30min às 21h | 
Quarta-feira | 
02 | 
| 
TOTAL DE VAGAS | 
14 | |||
ESPANHOL
NOTURNO
| 
SEMESTRE | 
TURMA | 
HORÁRIO | 
DIA | 
VAGAS | 
| 
II | 
A | 
18h30min às 21h | 
Segunda-feira | 
02 | 
| 
IV | 
A | 
18h30min às 21h | 
Segunda-feira | 
02 | 
| 
VI | 
C | 
18h30min às 21h | 
Quarta-feira | 
05 | 
| 
TOTAL DE VAGAS | 
09 | |||
BÁSICO
DE LIBRAS
| 
SEMESTRE | 
TURMA | 
HORÁRIO | 
DIA | 
VAGAS | 
| 
II | 
B | 
13h às 15h30min | 
Segunda-feira | 
05 | 
| 
II | 
I | 
18h30min às 21h | 
Quarta-feira | 
05 | 
| 
III | 
D | 
7h30min às 10h | 
Terça-feira | 
05 | 
| 
III | 
K | 
13h às 15h30min | 
Quinta-feira | 
05 | 
| 
III | 
F | 
18h30min às 21h | 
Terça-feira | 
02 | 
| 
TOTAL DE VAGAS | 
22 | |||
ANEXO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
INGLÊS
| 
S II | 
READING
  COMPREHENSION 
GRAMMAR: Present tense of BE (all
  forms); There+Be (present tense); Articles (A, AN, THE); Wh-Questions (who,
  what, where, when, how etc); Simple present (all forms); Prepositions of
  place and time (in, on, at); time expressions (in the morning,in the
  evening,at night etc); Personal pronouns (subject and object); Possessive
  pronouns; Possessive case ('S); Frequency adverbs (always,seldom, sometimes etc.) 
VOCABULARY: Greetings; Numbers;
  classroom objects; jobs and occupations; places of work; family members; meals; food
  and drinks; days of the week; weekend activities. | 
| 
S III | 
READING
  COMPREHENSION 
GRAMMAR: Verb BE (Present tense);
  Articles; Adjective (position and appearance); Demonstrative pronouns;
  adjective and possessive pronouns; preposition of time and place;
  prepositions (for, of, from); Wh-Questions (who, what, where, when, how etc)
  Present simple vs Present continuous; Verb Can (permission
  and ability); Use of TOO/ EITHER vs ALSO; Imperative form; object pronouns;
  LOVE/LIKE/NOT MIND/HATE+ verb+ing. 
VOCABULARY: common objects; (singular
  and plural); days of the week; months and seasons; places in town; daily
  routine; family members; weather and temperature; sports; clothes and
  accessories; public places; household chores; free time activities. | 
| 
S IV | 
READING
  COMPREHENSION 
GRAMMAR: There+Be (Past tense);
  Verb BE (Past tense); preposition of place (above, over, behind, between, in
  front of, etc); Past simple (regular and irregular verbs); Can / Could;
  Qualifiers (a lot(of); a few; a little, etc); How much / How many; Make vs
  Do; I like vs I'd like; WH-questions; Going to vs Present continuous;
  Adjective (degree); Irregular plural forms. 
VOCABULARY: rooms in a house;
  furniture; past time expressions; means of transportation; borrow / lend;
  adjectives (appearance and character); parts of the body; colors; jobs; food.
   | 
| 
S V | 
READING
  COMPREHENSION 
GRAMMAR:
  verb+infinitive;
  verb+gerund; have to/ need to/ want to; WILL for predictions/unplanned
  decisions; past continuous vs past simple; present perfect for past
  experiences and completed actions; use of already, just, yet, since, for;
  past simple vs used to; comparatives and superlatives; so/but; too/enough;
  too much/ too many;   prepositions+ing;
  modals of obligation and prohibition; zero and first conditional; pronouns
  and referencing. 
VOCABULARY: common illness; natural
  phenomena; past participle; do vs make; school objects; class activities;
  phrasal verbs.  | 
| 
S VI | 
READING
  COMPREHENSION 
GRAMMAR: verb+infinitive;
  verb+gerund; verb+infinitive/gerund; some, any, no; every compounds; so and
  such; passive voice; future forms; ED and ING adjectives; first
  and second conditionals; relative pronouns; intensifying adverbs; modals
  (may, might, could, must, can't+be); one/ones.  
VOCABULARY:
  leisure
  time activities; prepositions of movement; sports; movie genre; false
  cognates; phrasal verbs. | 
OBSERVAÇÃO: Os conteúdos listados em cada nível servirão como base de estudo, o
que não elimina a possibilidade de haver referência de conteúdos de níveis
anteriores na avaliação.  
ESPANHOL
| 
S II | 
GRAMÁTICA: Presente de Indicativo: apellidarse, tener, saber,
  hacer, poder, tener, empezar, entender, acostarse, ir, decir, parecerse, ser,
  estar, preferir, querer, costar, gustar; El sustantivo: género y número;
  Demostrativos: este, esta, estos, estas; Interrogativos: cuál, cuánto/as;
  Perífrasis verbales: tener que + infinitivo, hay que + infinitivo;
  Preposiciones: de/a, desde/hasta; Interrogativo: qué, quién/es; Adjetivos
  posesivos: mi, tu, su, nuestro/a, vuestro/a; Artículo definido (el, la, los,
  las) / artículo indefinido (un, una, unos, unas); Muy, bastante, un poco;
  Otro/a/os/as; Exclamativo: qué; Los pronombres de objeto directo: lo, la,
  los, las; Posición de los pronombres de objeto directo; Artículo definido
  (el, la, los, las) + adjetivo. 
VOCABULARIO: Las profesiones; Los
  números del 0 al 1000; Los años; Los meses del año; Algunos símbolos y signos
  ortográficos; Las abreviaturas; Los nombres propios; Los numerales ordinales;
  Las fórmulas de tratamiento; Las instrucciones del libro; Las horas; Los días
  de la semana; Actividades cotidianas; La familia; La descripción física; El
  carácter; Departamentos de un gran almacén; Los colores; Las prendas de
  vestir y su descripción; Las compras. | 
| 
S III | 
GRAMÁTICA: Presente de indicativo: encantar, doler, apetecer,
  encontrarse, venir, volver, soler, interesar; Muy, mucho; Perífrasis
  verbales: hay que + infinitivo, tener que + infinitivo, deber + infinitivo;
  Oraciones condicionales: si + presente, presente; Interrogativos: qué,
  cuántos/as, cómo, cuándo, dónde; Demostrativos: este, esta, esto, ese, esa,
  eso, aquel, aquella, aquello… Pronombres posesivos: mío/a, míos/as, tuyo/a…
  Interrogativos: qué, cuál/es; Hay/está(n); Los indefinidos: algún, alguno,
  alguna, algunos, algunas, ningún, ninguno, ninguna; Perífrasis verbales:
  estar + gerundio; El gerundio; El imperativo; Posición de los pronombres
  personales átonos con las formas de imperativo; Antes de/después de +
  infinitivo; Perífrasis verbales: soler + infinitivo, ir a + infinitivo;
  Oraciones condicionales: si + presente, presente; Ser para ubicar en el
  tiempo y en el espacio. 
VOCABULARIO: Alimentos y bebidas; Las
  comidas; Adverbio de cantidad; Las partes del cuerpo; Síntomas, enfermedades
  y remedios; Medidas y cantidades; La mesa y los cubiertos; Objetos de uso
  cotidiano; Los electrodomésticos; Las habitaciones de la casa y los muebles;
  Actividades relacionadas con los objetos y aparatos; Adverbios y expresiones
  de lugar; Los servicios de la ciudad; Los números del 1000 en adelante; Las
  estaciones del año; El tiempo atmosférico; Las distancias; Actividades
  cotidianas; Expresiones para ordenar el discurso; Expresiones para hablar de
  frecuencia; Actividades de tiempo libre; Recursos para desenvolverse por
  teléfono; Expresiones de tiempo referidas al futuro. | 
| 
S IV | 
GRAMÁTICA:
  Pretérito
  imperfecto; El participio; Combinación de dos pronombres personales átonos;
  La preposición a: a + objeto directo de persona, a + objeto indirecto;
  Pretérito indefinido; Perífrasis verbales: seguir + gerundio, empezar a +
  infinitivo, acabar de + infinitivo, volver a + infinitivo; Interrogativo:
  cuándo, qué, cuánto; Pretérito imperfecto; Perífrasis verbales: soler +
  infinitivo; Indefinidos: alguien, nadie, algo, nada; Oraciones consecutivas:
  así que, por eso; Oraciones causales: porque; Lo mejor es +
  sustantivo/infinitivo; Perífrasis verbales: tener que + infinitivo, deber +
  infinitivo, hay que + infinito; Posición, combinación y orden de los
  pronombres personales átonos; La formación de los adverbios terminados en
  -mente; Los pronombres personales usted u ustedes; Uso de los pasados. 
VOCABULARIO: El carácter; Expresiones
  que acompañan al pretérito perfecto; Los estados de ánimo; Saludos en los
  mensajes informales; Despedidas en los mensajes informales; Verbos
  relacionados con la biografía de una persona; Expresiones de tiempo que
  acompañan al pretérito indefinido; Adjetivos para valorar; Las secciones de
  un periódico; Períodos y acontecimientos históricos; Acciones habituales;
  Expresiones para hablar de frecuencia; La descripción física y de carácter;
  Etapas de la vida; Anuncios de trabajo; Lugares de trabajo; Educación y
  formación.  | 
| 
S V | 
GRAMÁTICA:
  El
  uso del articulo con los nombres de ciudades y países; Presencia del
  pronombre sujeto; Presente de indicativo: gustar, interesar, aburrir, ponerse
  nervioso/a, dar miedo… Porque y para; Exclamativos: qué; Pretérito perfecto;
  El participio; Los indefinidos: algún, alguno, alguna, algunos, algunas,
  ningún, ninguno, ninguna; Paráfrasis verbales: llevar + gerundio, seguir +
  gerundio, llevar sin + infinito; Pretérito indefinido; Pretérito imperfecto;
  Interrogativos: cuándo; Oraciones de relativo explicativas y especificativas;
  Posesivos: mí, tu, su…; mío/a, tuyo/a, suyo/a… Superlativo absoluto y
  relativo; Apócope de bueno, malo y grande; Cuantificadores: muy, bastante,
  demasiado, un poco… Oraciones condicionales: si + presente, presente; Ser y
  estar para la expresión de la expresión de la cualidad; Estar para la
  expresión de la ubicación; Condicional simple; Perífrasis verbales: tener que
  + infinitivo, deber + infinitivo, hay que + infinitivo; Interrogativos: qué,
  cuál; Exclamativos: qué; Posición, combinación y orden de los pronombres
  personales átonos; Preposición (a/con/de/en…) + artículo (el/la/los/las) +
  que; La información de las palabras compuestas; Imperativo afirmativo; La
  presencia de los pronombres de objeto directo e indirecto; Oraciones
  temporales: mientras; Futuro imperfecto; Oraciones causales: porque y como;
  Oraciones condicionales: si + presente, presente/futuro. 
VOCABULARIO: Las siglas; Los numerales
  ordinales; Expresiones que acompañan al pretérito perfecto; Expresiones de
  tiempo que acompañan al pretérito indefinido; Expresiones para hablar de
  frecuencia; Estados de ánimo; Cambios físicos; Posición; Ropa: estampado y
  material; Conectores del discurso: pero, en cambio; Tipos de vivienda; Las
  características de una vivienda; Partes o dependencias de una vivienda; Los
  porcentajes; El contrato de alquiler; Adverbios y expresiones de lugar;
  Muebles, electrodomésticos y objetos de la casa; La forma, tamaño y material
  de los muebles y objetos; Las secciones de un gran almacén; Palabras y
  expresiones relacionadas con los ordenadores e Internet; Profesiones;
  Palabras relacionadas con las averías domésticas; Recursos para hablar por
  teléfono; Envases; Comidas y bebidas; Tipos de músicas.  | 
| 
S VI | 
GRAMÁTICA:
  Presente
  de subjuntivo; Imperativo afirmativo de usted/es y imperativo negativo; Uso
  de los pasados: pretérito indefinido y pretérito imperfecto; Oraciones
  causales: porque y como; Oraciones temporales: cuando; Oraciones
  condicionales: si + presente, presente/imperativo; Uso de los pasados:
  pretérito perfecto y pretérito indefinido; Oraciones consecutivas: entonces,
  o sea que y así (es) que; Interrogativos: qué/cuál; Querer, gustar, encantar,
  apetecer… + infinitivo/ + que + subjuntivo; Tan, tanto, tanto/a/os/as;
  Oraciones de relativo: que; Oraciones temporales: cuando, en cuanto, tan
  pronto como, nada más, al + infinitivo, después de (que), antes de (que),
  hasta que, desde que; El uso del articulo con los nombres de accidentes
  geográficos; Uso de los pasados: pretérito imperfecto y pretérito indefinido;
  Hace (ya)/Hacía (ya) + tiempo; La concordancia de número en los sustantivos
  colectivos y algunos cuantificadores; El género de los animales; Pretérito
  pluscuamperfecto; Perífrasis verbales: seguir/continuar + gerundio; empezar a
  + infinitivo; ponerse a + infinitivo; acabar/terminar de + infinitivo; dejar
  de + infinitivo; Oraciones finales: para, para que; El modo del verbo en las
  oraciones temporales: indicativo/subjuntivo/infinitivo. 
VOCABULARIO: Síntomas; Remedios; Pruebas
  médicas; Partes del cuerpo; Especialistas médicos; Accidentes y lesiones;
  Ofertas de empleo; Cualidades y capacidades; Profesiones; El currículum
  vítae; La carta de presentación; Los tipos de contrato; El ocio y el tiempo
  libre; Los espectáculos; El teatro; Los viajes: régimen; alojamiento; tipos
  de viajes; viajar en avión; viajar en tren; Datos básicos de un país;
  Marcadores de indefinido para acciones puntuales; El medio ambiente; Los
  parques nacionales: paisajes, flora y fauna; Las nuevas tecnologías; La
  televisión: tipos de programas; Marcadores del discurso: para referirnos a un
  tema, para enumerar, para aclarar, para concluir y resumir un escrito. | 
LIBRAS
| 
SEMESTRE II 
Alfabeto manual, numeral na Libras,
  saudações e cumprimentos, verbo (atividades diárias), variação do verbo “IR”,
  pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos), pronomes e expressões
  interrogativas, advérbios de tempo e lugar, dias da semana, calendário
  (meses), condições climáticas, objetos (sala de aula, escritório, cozinha,
  sala de estar e jantar, banheiro, quarto), animais. | 
| 
SEMESTRE III 
Alfabeto manual, numeral na Libras,
  saudações e cumprimentos, verbo (atividades diárias), variação do verbo “IR”,
  pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos), pronomes e
  expressões interrogativas, advérbios de tempo e lugar, adjetivos, dias da
  semana, calendário (meses), condições climáticas, objetos (sala de aula,
  escritório, cozinha, sala de estar e jantar, banheiro, quarto), animais,
  profissões, meios de comunicação, locais públicos e de lazer, família, cores
  e tonalidades, pesos e medidas, disciplinas de formação escolar. | 
 ANEXO III
DECLARAÇÃO DE MORADIA
Eu,
________________________________________________________________________,
brasileiro(a), casado(a) (   ),
solteiro(a) (   ), divorciado(a) (   ), viúvo(a) (   ), profissão ______________________,  portador do RG Nº ____________________CPF Nº
______________________,  declaro sob as
penas previstas no art. 299 do Código Penal, para fins de fazer prova junto ao
Centro de Línguas de Maracanaú, que mantenho residência e domicílio na cidade
de __________________________-CE, com endereço na Rua/Av.
_________________________________________________________, Nº ______,
complemento _________________________________________, bairro
________________________________, CEP _______________________. 
Para
que se firme verdade, assino a presente declaração e assumo a responsabilidade
da informação prestada.
Maracanaú,
_______ de ________________________ de 20________.
___________________________________________________________________
Declarante
Observação:
Artigo
299 – Código Penal – Omitir, em documento público ou particular, declaração que
dele  devia constar, ou nele inserir ou
fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim
de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato
juridicamente relevante. Pena – Reclusão, de um a cinco anos, e multa.
OBSERVAÇÃO:Para fazer o download em pdf do documento completo + ficha de matricula para impressão, acesse o  link abaixo:
Informativo teste de nível para download
Informativo teste de nível para download

 
 
.png) 
 
 
0 Comentários