CENTRO DE LÍNGUAS
DE MARACANAÚ
INFORMATIVO
002/2019 – CLM
O Centro de Línguas de Maracanaú abre inscrições para o preenchimento
de 115 (cento e quinze) vagas através do Teste de Nível, para os cursos de Inglês,
Espanhol e Libras, referente ao segundo semestre do ano de 2019.
1.
PÚBLICO ALVO
1.1- A seleção para o Teste de Nível destina-se às pessoas que já
tenham conhecimento em algum idioma e que desejam ingressar no CLM, podendo
concorrer a uma vaga a partir do segundo semestre.
1.2- O candidato que estiver regularmente matriculado no CLM só poderá
fazer o Teste de Nível para ingresso em outro curso.
2.
INSCRIÇÕES
Período: 17 a 19/07/2019
Local: Centro de Línguas, situado na Rua Belém,
91 – Piratininga - Maracanaú
Horário: 8h às 11h e 13h às 16h
3. PRÉ-REQUISITOS
3.1- Poderá participar do Teste de Nível para os cursos diurnos de
Inglês e Espanhol, o candidato que reunir, no ato da matrícula, as seguintes
condições:
a) Cursar, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental;
b) Estar regularmente matriculado em uma escola de ensino fundamental
ou médio da rede municipal, estadual ou privada de Maracanaú.
3.2- Poderá participar do Teste de Nível para os cursos noturnos de
Inglês e Espanhol e curso básico de Libras o candidato que reunir, no ato da
matrícula, pelo menos uma das seguintes condições:
a) Ser professor da rede municipal, estadual ou privada de Maracanaú;
b) Ser funcionário da rede pública ou privada de Maracanaú e cursar ou
ter concluído, no mínimo, o ensino médio;
c) Ser residente em Maracanaú, cursar ou ter concluído, no mínimo, o
ensino médio e ter idade mínima de 15 anos.
4. PROVA
Data: 24/07/2019
Horário: 9h às 11h30min Tolerância para a
chegada: 15 minutos
Local: Centro de Línguas de Maracanaú
5.
CLASSIFICAÇÃO
5.1- Será considerado classificado o candidato que obtiver a nota
mínima 7,0 (sete), conforme a quantidade de vagas disponíveis para cada curso e
a turma escolhida no ato da inscrição.
6. RESULTADO E
MATRÍCULA
6.1-
O resultado e a matrícula para os candidatos classificados será no dia 26 de
julho de 2019, no CLM, no horário das 8h às 11h e 13h às 16h.
6.2- Os classificados aos cursos diurnos de Inglês e Espanhol deverão
apresentar no ato da matrícula:
a) Fotocópia do RG, certidão de nascimento, CPF, carteira
de trabalho ou habilitação do candidato;
b) 01 (uma) foto
3x4 recente;
c) Ficha de matrícula preenchida (Ver modelo – Anexo IV);
d) Fotocópia do comprovante de residência;
e) Declaração da escola constando que o candidato está
regularmente matriculado.
6.3- Os classificados aos cursos noturnos de Inglês, Espanhol e básico
de Libras deverão apresentar no ato da matrícula:
a) Fotocópia do RG, certidão de nascimento, CPF, carteira
de trabalho ou habilitação do candidato;
b) 01 (uma) foto
3x4 recente;
c) Fotocópia do comprovante de residência no nome do
candidato. Caso não tenha, será necessário preencher uma declaração de moradia
(Ver modelo - Anexo III);
d) Ficha de matrícula preenchida (Ver modelo – Anexo IV);
e) Declaração da instituição em que trabalha (somente para professor, funcionário
público e de empresa privada);
f) Declaração da escola em que está regularmente
matriculado (somente para candidato que
cursa o ensino médio);
g) Fotocópia do comprovante de escolaridade (somente para candidato que concluiu o
ensino médio).
7. INÍCIO
DAS AULAS
Data: 05/08/2019
Maracanaú, 02 de julho de 2019.
SILVANA
FERNANDES FEITOSA
Diretora
do CLM
OBSERVAÇÃO:Para fazer o download em pdf do documento completo + ficha de matricula para impressão, acesse o link abaixo:
ANEXO I
OFERTA DE VAGAS
INGLÊS
DIURNO
SEMESTRE
|
TURMA
|
HORÁRIO
|
DIAS
|
VAGAS
|
II
|
H
|
9h às 10h15min
|
Terça e quinta-feira
|
05
|
II
|
F
|
15h45min às 17h
|
Segunda e quarta-feira
|
02
|
III
|
B
|
9h às 10h15min
|
Segunda e quarta-feira
|
04
|
III
|
J
|
13h às 14h15min
|
Terça e quinta-feira
|
05
|
IV
|
G
|
7h30min às 8h45min
|
Terça e quinta-feira
|
04
|
IV
|
F
|
15h45min às 17h
|
Segunda e quarta-feira
|
02
|
V
|
B
|
9h às 10h15min
|
Segunda e quarta-feira
|
05
|
V
|
F
|
15h45min às 17h
|
Segunda e quarta-feira
|
04
|
VI
|
A
|
7h30min às 8h45min
|
Segunda e quarta-feira
|
05
|
VI
|
K
|
14h15min às 15h30min
|
Terça e quinta-feira
|
02
|
TOTAL DE VAGAS
|
38
|
ESPANHOL
DIURNO
SEMESTRE
|
TURMA
|
HORÁRIO
|
DIAS
|
VAGAS
|
II
|
H
|
9h às 10h15min
|
Terça e quinta-feira
|
04
|
II
|
J
|
13h às 14h15min
|
Terça e quinta-feira
|
03
|
III
|
A
|
7h30min às 8h45min
|
Segunda e quarta-feira
|
05
|
III
|
K
|
14h15min às 15h30min
|
Terça e quinta-feira
|
05
|
IV
|
K
|
14h15min às 15h30min
|
Terça e quinta-feira
|
05
|
V
|
L
|
15h45min às 17h
|
Terça e quinta-feira
|
05
|
VI
|
F
|
15h45min às 17h
|
Segunda e quarta-feira
|
05
|
TOTAL DE VAGAS
|
32
|
INGLÊS
NOTURNO
SEMESTRE
|
TURMA
|
HORÁRIO
|
DIA
|
VAGAS
|
II
|
C
|
18h30min às 21h
|
Quarta-feira
|
02
|
III
|
D
|
18h30min às 21h
|
Quinta-feira
|
02
|
IV
|
A
|
18h30min às 21h
|
Segunda-feira
|
05
|
V
|
D
|
18h30min às 21h
|
Quinta-feira
|
03
|
VI
|
C
|
18h30min às 21h
|
Quarta-feira
|
02
|
TOTAL DE VAGAS
|
14
|
ESPANHOL
NOTURNO
SEMESTRE
|
TURMA
|
HORÁRIO
|
DIA
|
VAGAS
|
II
|
A
|
18h30min às 21h
|
Segunda-feira
|
02
|
IV
|
A
|
18h30min às 21h
|
Segunda-feira
|
02
|
VI
|
C
|
18h30min às 21h
|
Quarta-feira
|
05
|
TOTAL DE VAGAS
|
09
|
BÁSICO
DE LIBRAS
SEMESTRE
|
TURMA
|
HORÁRIO
|
DIA
|
VAGAS
|
II
|
B
|
13h às 15h30min
|
Segunda-feira
|
05
|
II
|
I
|
18h30min às 21h
|
Quarta-feira
|
05
|
III
|
D
|
7h30min às 10h
|
Terça-feira
|
05
|
III
|
K
|
13h às 15h30min
|
Quinta-feira
|
05
|
III
|
F
|
18h30min às 21h
|
Terça-feira
|
02
|
TOTAL DE VAGAS
|
22
|
ANEXO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
INGLÊS
S II
|
READING
COMPREHENSION
GRAMMAR: Present tense of BE (all
forms); There+Be (present tense); Articles (A, AN, THE); Wh-Questions (who,
what, where, when, how etc); Simple present (all forms); Prepositions of
place and time (in, on, at); time expressions (in the morning,in the
evening,at night etc); Personal pronouns (subject and object); Possessive
pronouns; Possessive case ('S); Frequency adverbs (always,seldom, sometimes etc.)
VOCABULARY: Greetings; Numbers;
classroom objects; jobs and occupations; places of work; family members; meals; food
and drinks; days of the week; weekend activities.
|
S III
|
READING
COMPREHENSION
GRAMMAR: Verb BE (Present tense);
Articles; Adjective (position and appearance); Demonstrative pronouns;
adjective and possessive pronouns; preposition of time and place;
prepositions (for, of, from); Wh-Questions (who, what, where, when, how etc)
Present simple vs Present continuous; Verb Can (permission
and ability); Use of TOO/ EITHER vs ALSO; Imperative form; object pronouns;
LOVE/LIKE/NOT MIND/HATE+ verb+ing.
VOCABULARY: common objects; (singular
and plural); days of the week; months and seasons; places in town; daily
routine; family members; weather and temperature; sports; clothes and
accessories; public places; household chores; free time activities.
|
S IV
|
READING
COMPREHENSION
GRAMMAR: There+Be (Past tense);
Verb BE (Past tense); preposition of place (above, over, behind, between, in
front of, etc); Past simple (regular and irregular verbs); Can / Could;
Qualifiers (a lot(of); a few; a little, etc); How much / How many; Make vs
Do; I like vs I'd like; WH-questions; Going to vs Present continuous;
Adjective (degree); Irregular plural forms.
VOCABULARY: rooms in a house;
furniture; past time expressions; means of transportation; borrow / lend;
adjectives (appearance and character); parts of the body; colors; jobs; food.
|
S V
|
READING
COMPREHENSION
GRAMMAR:
verb+infinitive;
verb+gerund; have to/ need to/ want to; WILL for predictions/unplanned
decisions; past continuous vs past simple; present perfect for past
experiences and completed actions; use of already, just, yet, since, for;
past simple vs used to; comparatives and superlatives; so/but; too/enough;
too much/ too many; prepositions+ing;
modals of obligation and prohibition; zero and first conditional; pronouns
and referencing.
VOCABULARY: common illness; natural
phenomena; past participle; do vs make; school objects; class activities;
phrasal verbs.
|
S VI
|
READING
COMPREHENSION
GRAMMAR: verb+infinitive;
verb+gerund; verb+infinitive/gerund; some, any, no; every compounds; so and
such; passive voice; future forms; ED and ING adjectives; first
and second conditionals; relative pronouns; intensifying adverbs; modals
(may, might, could, must, can't+be); one/ones.
VOCABULARY:
leisure
time activities; prepositions of movement; sports; movie genre; false
cognates; phrasal verbs.
|
OBSERVAÇÃO: Os conteúdos listados em cada nível servirão como base de estudo, o
que não elimina a possibilidade de haver referência de conteúdos de níveis
anteriores na avaliação.
ESPANHOL
S II
|
GRAMÁTICA: Presente de Indicativo: apellidarse, tener, saber,
hacer, poder, tener, empezar, entender, acostarse, ir, decir, parecerse, ser,
estar, preferir, querer, costar, gustar; El sustantivo: género y número;
Demostrativos: este, esta, estos, estas; Interrogativos: cuál, cuánto/as;
Perífrasis verbales: tener que + infinitivo, hay que + infinitivo;
Preposiciones: de/a, desde/hasta; Interrogativo: qué, quién/es; Adjetivos
posesivos: mi, tu, su, nuestro/a, vuestro/a; Artículo definido (el, la, los,
las) / artículo indefinido (un, una, unos, unas); Muy, bastante, un poco;
Otro/a/os/as; Exclamativo: qué; Los pronombres de objeto directo: lo, la,
los, las; Posición de los pronombres de objeto directo; Artículo definido
(el, la, los, las) + adjetivo.
VOCABULARIO: Las profesiones; Los
números del 0 al 1000; Los años; Los meses del año; Algunos símbolos y signos
ortográficos; Las abreviaturas; Los nombres propios; Los numerales ordinales;
Las fórmulas de tratamiento; Las instrucciones del libro; Las horas; Los días
de la semana; Actividades cotidianas; La familia; La descripción física; El
carácter; Departamentos de un gran almacén; Los colores; Las prendas de
vestir y su descripción; Las compras.
|
S III
|
GRAMÁTICA: Presente de indicativo: encantar, doler, apetecer,
encontrarse, venir, volver, soler, interesar; Muy, mucho; Perífrasis
verbales: hay que + infinitivo, tener que + infinitivo, deber + infinitivo;
Oraciones condicionales: si + presente, presente; Interrogativos: qué,
cuántos/as, cómo, cuándo, dónde; Demostrativos: este, esta, esto, ese, esa,
eso, aquel, aquella, aquello… Pronombres posesivos: mío/a, míos/as, tuyo/a…
Interrogativos: qué, cuál/es; Hay/está(n); Los indefinidos: algún, alguno,
alguna, algunos, algunas, ningún, ninguno, ninguna; Perífrasis verbales:
estar + gerundio; El gerundio; El imperativo; Posición de los pronombres
personales átonos con las formas de imperativo; Antes de/después de +
infinitivo; Perífrasis verbales: soler + infinitivo, ir a + infinitivo;
Oraciones condicionales: si + presente, presente; Ser para ubicar en el
tiempo y en el espacio.
VOCABULARIO: Alimentos y bebidas; Las
comidas; Adverbio de cantidad; Las partes del cuerpo; Síntomas, enfermedades
y remedios; Medidas y cantidades; La mesa y los cubiertos; Objetos de uso
cotidiano; Los electrodomésticos; Las habitaciones de la casa y los muebles;
Actividades relacionadas con los objetos y aparatos; Adverbios y expresiones
de lugar; Los servicios de la ciudad; Los números del 1000 en adelante; Las
estaciones del año; El tiempo atmosférico; Las distancias; Actividades
cotidianas; Expresiones para ordenar el discurso; Expresiones para hablar de
frecuencia; Actividades de tiempo libre; Recursos para desenvolverse por
teléfono; Expresiones de tiempo referidas al futuro.
|
S IV
|
GRAMÁTICA:
Pretérito
imperfecto; El participio; Combinación de dos pronombres personales átonos;
La preposición a: a + objeto directo de persona, a + objeto indirecto;
Pretérito indefinido; Perífrasis verbales: seguir + gerundio, empezar a +
infinitivo, acabar de + infinitivo, volver a + infinitivo; Interrogativo:
cuándo, qué, cuánto; Pretérito imperfecto; Perífrasis verbales: soler +
infinitivo; Indefinidos: alguien, nadie, algo, nada; Oraciones consecutivas:
así que, por eso; Oraciones causales: porque; Lo mejor es +
sustantivo/infinitivo; Perífrasis verbales: tener que + infinitivo, deber +
infinitivo, hay que + infinito; Posición, combinación y orden de los
pronombres personales átonos; La formación de los adverbios terminados en
-mente; Los pronombres personales usted u ustedes; Uso de los pasados.
VOCABULARIO: El carácter; Expresiones
que acompañan al pretérito perfecto; Los estados de ánimo; Saludos en los
mensajes informales; Despedidas en los mensajes informales; Verbos
relacionados con la biografía de una persona; Expresiones de tiempo que
acompañan al pretérito indefinido; Adjetivos para valorar; Las secciones de
un periódico; Períodos y acontecimientos históricos; Acciones habituales;
Expresiones para hablar de frecuencia; La descripción física y de carácter;
Etapas de la vida; Anuncios de trabajo; Lugares de trabajo; Educación y
formación.
|
S V
|
GRAMÁTICA:
El
uso del articulo con los nombres de ciudades y países; Presencia del
pronombre sujeto; Presente de indicativo: gustar, interesar, aburrir, ponerse
nervioso/a, dar miedo… Porque y para; Exclamativos: qué; Pretérito perfecto;
El participio; Los indefinidos: algún, alguno, alguna, algunos, algunas,
ningún, ninguno, ninguna; Paráfrasis verbales: llevar + gerundio, seguir +
gerundio, llevar sin + infinito; Pretérito indefinido; Pretérito imperfecto;
Interrogativos: cuándo; Oraciones de relativo explicativas y especificativas;
Posesivos: mí, tu, su…; mío/a, tuyo/a, suyo/a… Superlativo absoluto y
relativo; Apócope de bueno, malo y grande; Cuantificadores: muy, bastante,
demasiado, un poco… Oraciones condicionales: si + presente, presente; Ser y
estar para la expresión de la expresión de la cualidad; Estar para la
expresión de la ubicación; Condicional simple; Perífrasis verbales: tener que
+ infinitivo, deber + infinitivo, hay que + infinitivo; Interrogativos: qué,
cuál; Exclamativos: qué; Posición, combinación y orden de los pronombres
personales átonos; Preposición (a/con/de/en…) + artículo (el/la/los/las) +
que; La información de las palabras compuestas; Imperativo afirmativo; La
presencia de los pronombres de objeto directo e indirecto; Oraciones
temporales: mientras; Futuro imperfecto; Oraciones causales: porque y como;
Oraciones condicionales: si + presente, presente/futuro.
VOCABULARIO: Las siglas; Los numerales
ordinales; Expresiones que acompañan al pretérito perfecto; Expresiones de
tiempo que acompañan al pretérito indefinido; Expresiones para hablar de
frecuencia; Estados de ánimo; Cambios físicos; Posición; Ropa: estampado y
material; Conectores del discurso: pero, en cambio; Tipos de vivienda; Las
características de una vivienda; Partes o dependencias de una vivienda; Los
porcentajes; El contrato de alquiler; Adverbios y expresiones de lugar;
Muebles, electrodomésticos y objetos de la casa; La forma, tamaño y material
de los muebles y objetos; Las secciones de un gran almacén; Palabras y
expresiones relacionadas con los ordenadores e Internet; Profesiones;
Palabras relacionadas con las averías domésticas; Recursos para hablar por
teléfono; Envases; Comidas y bebidas; Tipos de músicas.
|
S VI
|
GRAMÁTICA:
Presente
de subjuntivo; Imperativo afirmativo de usted/es y imperativo negativo; Uso
de los pasados: pretérito indefinido y pretérito imperfecto; Oraciones
causales: porque y como; Oraciones temporales: cuando; Oraciones
condicionales: si + presente, presente/imperativo; Uso de los pasados:
pretérito perfecto y pretérito indefinido; Oraciones consecutivas: entonces,
o sea que y así (es) que; Interrogativos: qué/cuál; Querer, gustar, encantar,
apetecer… + infinitivo/ + que + subjuntivo; Tan, tanto, tanto/a/os/as;
Oraciones de relativo: que; Oraciones temporales: cuando, en cuanto, tan
pronto como, nada más, al + infinitivo, después de (que), antes de (que),
hasta que, desde que; El uso del articulo con los nombres de accidentes
geográficos; Uso de los pasados: pretérito imperfecto y pretérito indefinido;
Hace (ya)/Hacía (ya) + tiempo; La concordancia de número en los sustantivos
colectivos y algunos cuantificadores; El género de los animales; Pretérito
pluscuamperfecto; Perífrasis verbales: seguir/continuar + gerundio; empezar a
+ infinitivo; ponerse a + infinitivo; acabar/terminar de + infinitivo; dejar
de + infinitivo; Oraciones finales: para, para que; El modo del verbo en las
oraciones temporales: indicativo/subjuntivo/infinitivo.
VOCABULARIO: Síntomas; Remedios; Pruebas
médicas; Partes del cuerpo; Especialistas médicos; Accidentes y lesiones;
Ofertas de empleo; Cualidades y capacidades; Profesiones; El currículum
vítae; La carta de presentación; Los tipos de contrato; El ocio y el tiempo
libre; Los espectáculos; El teatro; Los viajes: régimen; alojamiento; tipos
de viajes; viajar en avión; viajar en tren; Datos básicos de un país;
Marcadores de indefinido para acciones puntuales; El medio ambiente; Los
parques nacionales: paisajes, flora y fauna; Las nuevas tecnologías; La
televisión: tipos de programas; Marcadores del discurso: para referirnos a un
tema, para enumerar, para aclarar, para concluir y resumir un escrito.
|
LIBRAS
SEMESTRE II
Alfabeto manual, numeral na Libras,
saudações e cumprimentos, verbo (atividades diárias), variação do verbo “IR”,
pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos), pronomes e expressões
interrogativas, advérbios de tempo e lugar, dias da semana, calendário
(meses), condições climáticas, objetos (sala de aula, escritório, cozinha,
sala de estar e jantar, banheiro, quarto), animais.
|
SEMESTRE III
Alfabeto manual, numeral na Libras,
saudações e cumprimentos, verbo (atividades diárias), variação do verbo “IR”,
pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos), pronomes e
expressões interrogativas, advérbios de tempo e lugar, adjetivos, dias da
semana, calendário (meses), condições climáticas, objetos (sala de aula,
escritório, cozinha, sala de estar e jantar, banheiro, quarto), animais,
profissões, meios de comunicação, locais públicos e de lazer, família, cores
e tonalidades, pesos e medidas, disciplinas de formação escolar.
|
ANEXO III
DECLARAÇÃO DE MORADIA
Eu,
________________________________________________________________________,
brasileiro(a), casado(a) ( ),
solteiro(a) ( ), divorciado(a) ( ), viúvo(a) ( ), profissão ______________________, portador do RG Nº ____________________CPF Nº
______________________, declaro sob as
penas previstas no art. 299 do Código Penal, para fins de fazer prova junto ao
Centro de Línguas de Maracanaú, que mantenho residência e domicílio na cidade
de __________________________-CE, com endereço na Rua/Av.
_________________________________________________________, Nº ______,
complemento _________________________________________, bairro
________________________________, CEP _______________________.
Para
que se firme verdade, assino a presente declaração e assumo a responsabilidade
da informação prestada.
Maracanaú,
_______ de ________________________ de 20________.
___________________________________________________________________
Declarante
Observação:
Artigo
299 – Código Penal – Omitir, em documento público ou particular, declaração que
dele devia constar, ou nele inserir ou
fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim
de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato
juridicamente relevante. Pena – Reclusão, de um a cinco anos, e multa.
OBSERVAÇÃO:Para fazer o download em pdf do documento completo + ficha de matricula para impressão, acesse o link abaixo:
Informativo teste de nível para download
Informativo teste de nível para download
0 Comentários