Teste de nível 2019.2


CENTRO DE LÍNGUAS DE MARACANAÚ


INFORMATIVO 002/2019 – CLM

O Centro de Línguas de Maracanaú abre inscrições para o preenchimento de 115 (cento e quinze) vagas através do Teste de Nível, para os cursos de Inglês, Espanhol e Libras, referente ao segundo semestre do ano de 2019.

1. PÚBLICO ALVO

1.1- A seleção para o Teste de Nível destina-se às pessoas que já tenham conhecimento em algum idioma e que desejam ingressar no CLM, podendo concorrer a uma vaga a partir do segundo semestre.

1.2- O candidato que estiver regularmente matriculado no CLM só poderá fazer o Teste de Nível para ingresso em outro curso.

2. INSCRIÇÕES
                                     
Período: 17 a 19/07/2019
Local: Centro de Línguas, situado na Rua Belém, 91 – Piratininga - Maracanaú

Horário: 8h às 11h e 13h às 16h

           

3. PRÉ-REQUISITOS

3.1- Poderá participar do Teste de Nível para os cursos diurnos de Inglês e Espanhol, o candidato que reunir, no ato da matrícula, as seguintes condições:
a) Cursar, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental;
b) Estar regularmente matriculado em uma escola de ensino fundamental ou médio da rede municipal, estadual ou privada de Maracanaú.

3.2- Poderá participar do Teste de Nível para os cursos noturnos de Inglês e Espanhol e curso básico de Libras o candidato que reunir, no ato da matrícula, pelo menos uma das seguintes condições:
a) Ser professor da rede municipal, estadual ou privada de Maracanaú;
b) Ser funcionário da rede pública ou privada de Maracanaú e cursar ou ter concluído, no mínimo, o ensino médio;
c) Ser residente em Maracanaú, cursar ou ter concluído, no mínimo, o ensino médio e ter idade mínima de 15 anos.

4. PROVA

Data: 24/07/2019
Horário: 9h às 11h30min             Tolerância para a chegada: 15 minutos
Local: Centro de Línguas de Maracanaú

5. CLASSIFICAÇÃO

5.1- Será considerado classificado o candidato que obtiver a nota mínima 7,0 (sete), conforme a quantidade de vagas disponíveis para cada curso e a turma escolhida no ato da inscrição.

6. RESULTADO E MATRÍCULA

              

6.1- O resultado e a matrícula para os candidatos classificados será no dia 26 de julho de 2019, no CLM, no horário das 8h às 11h e 13h às 16h.

6.2- Os classificados aos cursos diurnos de Inglês e Espanhol deverão apresentar no ato da matrícula:
a) Fotocópia do RG, certidão de nascimento, CPF, carteira de trabalho ou habilitação do candidato;
b) 01 (uma) foto 3x4 recente;
c) Ficha de matrícula preenchida (Ver modelo – Anexo IV);
d) Fotocópia do comprovante de residência;
e) Declaração da escola constando que o candidato está regularmente matriculado.

6.3- Os classificados aos cursos noturnos de Inglês, Espanhol e básico de Libras deverão apresentar no ato da matrícula:
a) Fotocópia do RG, certidão de nascimento, CPF, carteira de trabalho ou habilitação do candidato;
b) 01 (uma) foto 3x4 recente;
c) Fotocópia do comprovante de residência no nome do candidato. Caso não tenha, será necessário preencher uma declaração de moradia (Ver modelo - Anexo III);
d) Ficha de matrícula preenchida (Ver modelo – Anexo IV);
e) Declaração da instituição em que trabalha (somente para professor, funcionário público e de empresa privada); 
f) Declaração da escola em que está regularmente matriculado (somente para candidato que cursa o ensino médio);
g) Fotocópia do comprovante de escolaridade (somente para candidato que concluiu o ensino médio).

7. INÍCIO DAS AULAS

Data: 05/08/2019





Maracanaú, 02 de julho de 2019.



SILVANA FERNANDES FEITOSA
Diretora do CLM




OBSERVAÇÃO:Para fazer o download em pdf do documento completo + ficha de matricula para impressão, acesse o  link abaixo:





ANEXO I

OFERTA DE VAGAS

INGLÊS DIURNO

SEMESTRE
TURMA
HORÁRIO
DIAS
VAGAS
II
H
9h às 10h15min
Terça e quinta-feira
05
II
F
15h45min às 17h
Segunda e quarta-feira
02
III
B
9h às 10h15min
Segunda e quarta-feira
04
III
J
13h às 14h15min
Terça e quinta-feira
05
IV
G
7h30min às 8h45min
Terça e quinta-feira
04
IV
F
15h45min às 17h
Segunda e quarta-feira
02
V
B
9h às 10h15min
Segunda e quarta-feira
05
V
F
15h45min às 17h
Segunda e quarta-feira
04
VI
A
7h30min às 8h45min
Segunda e quarta-feira
05
VI
K
14h15min às 15h30min
Terça e quinta-feira
02
TOTAL DE VAGAS
38

ESPANHOL DIURNO

SEMESTRE
TURMA
HORÁRIO
DIAS
VAGAS
II
H
9h às 10h15min
Terça e quinta-feira
04
II
J
13h às 14h15min
Terça e quinta-feira
03
III
A
7h30min às 8h45min
Segunda e quarta-feira
05
III
K
14h15min às 15h30min
Terça e quinta-feira
05
IV
K
14h15min às 15h30min
Terça e quinta-feira
05
V
L
15h45min às 17h
Terça e quinta-feira
05
VI
F
15h45min às 17h
Segunda e quarta-feira
05
TOTAL DE VAGAS
32

INGLÊS NOTURNO

SEMESTRE
TURMA
HORÁRIO
DIA
VAGAS
II
C
18h30min às 21h
Quarta-feira
02
III
D
18h30min às 21h
Quinta-feira
02
IV
A
18h30min às 21h
Segunda-feira
05
V
D
18h30min às 21h
Quinta-feira
03
VI
C
18h30min às 21h
Quarta-feira
02
TOTAL DE VAGAS
14

ESPANHOL NOTURNO

SEMESTRE
TURMA
HORÁRIO
DIA
VAGAS
II
A
18h30min às 21h
Segunda-feira
02
IV
A
18h30min às 21h
Segunda-feira
02
VI
C
18h30min às 21h
Quarta-feira
05
TOTAL DE VAGAS
09

BÁSICO DE LIBRAS

SEMESTRE
TURMA
HORÁRIO
DIA
VAGAS
II
B
13h às 15h30min
Segunda-feira
05
II
I
18h30min às 21h
Quarta-feira
05
III
D
7h30min às 10h
Terça-feira
05
III
K
13h às 15h30min
Quinta-feira
05
III
F
18h30min às 21h
Terça-feira
02
TOTAL DE VAGAS
22


ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

INGLÊS





S II
READING COMPREHENSION
GRAMMAR: Present tense of BE (all forms); There+Be (present tense); Articles (A, AN, THE); Wh-Questions (who, what, where, when, how etc); Simple present (all forms); Prepositions of place and time (in, on, at); time expressions (in the morning,in the evening,at night etc); Personal pronouns (subject and object); Possessive pronouns; Possessive case ('S); Frequency adverbs (always,seldom, sometimes etc.)
VOCABULARY: Greetings; Numbers; classroom objects; jobs and occupations; places of work; family members; meals; food and drinks; days of the week; weekend activities.





S III
READING COMPREHENSION
GRAMMAR: Verb BE (Present tense); Articles; Adjective (position and appearance); Demonstrative pronouns; adjective and possessive pronouns; preposition of time and place; prepositions (for, of, from); Wh-Questions (who, what, where, when, how etc) Present simple vs Present continuous; Verb Can (permission and ability); Use of TOO/ EITHER vs ALSO; Imperative form; object pronouns; LOVE/LIKE/NOT MIND/HATE+ verb+ing.
VOCABULARY: common objects; (singular and plural); days of the week; months and seasons; places in town; daily routine; family members; weather and temperature; sports; clothes and accessories; public places; household chores; free time activities.




S IV
READING COMPREHENSION
GRAMMAR: There+Be (Past tense); Verb BE (Past tense); preposition of place (above, over, behind, between, in front of, etc); Past simple (regular and irregular verbs); Can / Could; Qualifiers (a lot(of); a few; a little, etc); How much / How many; Make vs Do; I like vs I'd like; WH-questions; Going to vs Present continuous; Adjective (degree); Irregular plural forms.
VOCABULARY: rooms in a house; furniture; past time expressions; means of transportation; borrow / lend; adjectives (appearance and character); parts of the body; colors; jobs; food.



S V
READING COMPREHENSION
GRAMMAR: verb+infinitive; verb+gerund; have to/ need to/ want to; WILL for predictions/unplanned decisions; past continuous vs past simple; present perfect for past experiences and completed actions; use of already, just, yet, since, for; past simple vs used to; comparatives and superlatives; so/but; too/enough; too much/ too many;   prepositions+ing; modals of obligation and prohibition; zero and first conditional; pronouns and referencing.
VOCABULARY: common illness; natural phenomena; past participle; do vs make; school objects; class activities; phrasal verbs.


S VI
READING COMPREHENSION
GRAMMAR: verb+infinitive; verb+gerund; verb+infinitive/gerund; some, any, no; every compounds; so and such; passive voice; future forms; ED and ING adjectives; first and second conditionals; relative pronouns; intensifying adverbs; modals (may, might, could, must, can't+be); one/ones.
VOCABULARY: leisure time activities; prepositions of movement; sports; movie genre; false cognates; phrasal verbs.

OBSERVAÇÃO: Os conteúdos listados em cada nível servirão como base de estudo, o que não elimina a possibilidade de haver referência de conteúdos de níveis anteriores na avaliação. 



ESPANHOL
S II
GRAMÁTICA: Presente de Indicativo: apellidarse, tener, saber, hacer, poder, tener, empezar, entender, acostarse, ir, decir, parecerse, ser, estar, preferir, querer, costar, gustar; El sustantivo: género y número; Demostrativos: este, esta, estos, estas; Interrogativos: cuál, cuánto/as; Perífrasis verbales: tener que + infinitivo, hay que + infinitivo; Preposiciones: de/a, desde/hasta; Interrogativo: qué, quién/es; Adjetivos posesivos: mi, tu, su, nuestro/a, vuestro/a; Artículo definido (el, la, los, las) / artículo indefinido (un, una, unos, unas); Muy, bastante, un poco; Otro/a/os/as; Exclamativo: qué; Los pronombres de objeto directo: lo, la, los, las; Posición de los pronombres de objeto directo; Artículo definido (el, la, los, las) + adjetivo.
VOCABULARIO: Las profesiones; Los números del 0 al 1000; Los años; Los meses del año; Algunos símbolos y signos ortográficos; Las abreviaturas; Los nombres propios; Los numerales ordinales; Las fórmulas de tratamiento; Las instrucciones del libro; Las horas; Los días de la semana; Actividades cotidianas; La familia; La descripción física; El carácter; Departamentos de un gran almacén; Los colores; Las prendas de vestir y su descripción; Las compras.
S III
GRAMÁTICA: Presente de indicativo: encantar, doler, apetecer, encontrarse, venir, volver, soler, interesar; Muy, mucho; Perífrasis verbales: hay que + infinitivo, tener que + infinitivo, deber + infinitivo; Oraciones condicionales: si + presente, presente; Interrogativos: qué, cuántos/as, cómo, cuándo, dónde; Demostrativos: este, esta, esto, ese, esa, eso, aquel, aquella, aquello… Pronombres posesivos: mío/a, míos/as, tuyo/a… Interrogativos: qué, cuál/es; Hay/está(n); Los indefinidos: algún, alguno, alguna, algunos, algunas, ningún, ninguno, ninguna; Perífrasis verbales: estar + gerundio; El gerundio; El imperativo; Posición de los pronombres personales átonos con las formas de imperativo; Antes de/después de + infinitivo; Perífrasis verbales: soler + infinitivo, ir a + infinitivo; Oraciones condicionales: si + presente, presente; Ser para ubicar en el tiempo y en el espacio.
VOCABULARIO: Alimentos y bebidas; Las comidas; Adverbio de cantidad; Las partes del cuerpo; Síntomas, enfermedades y remedios; Medidas y cantidades; La mesa y los cubiertos; Objetos de uso cotidiano; Los electrodomésticos; Las habitaciones de la casa y los muebles; Actividades relacionadas con los objetos y aparatos; Adverbios y expresiones de lugar; Los servicios de la ciudad; Los números del 1000 en adelante; Las estaciones del año; El tiempo atmosférico; Las distancias; Actividades cotidianas; Expresiones para ordenar el discurso; Expresiones para hablar de frecuencia; Actividades de tiempo libre; Recursos para desenvolverse por teléfono; Expresiones de tiempo referidas al futuro.
S IV
GRAMÁTICA: Pretérito imperfecto; El participio; Combinación de dos pronombres personales átonos; La preposición a: a + objeto directo de persona, a + objeto indirecto; Pretérito indefinido; Perífrasis verbales: seguir + gerundio, empezar a + infinitivo, acabar de + infinitivo, volver a + infinitivo; Interrogativo: cuándo, qué, cuánto; Pretérito imperfecto; Perífrasis verbales: soler + infinitivo; Indefinidos: alguien, nadie, algo, nada; Oraciones consecutivas: así que, por eso; Oraciones causales: porque; Lo mejor es + sustantivo/infinitivo; Perífrasis verbales: tener que + infinitivo, deber + infinitivo, hay que + infinito; Posición, combinación y orden de los pronombres personales átonos; La formación de los adverbios terminados en -mente; Los pronombres personales usted u ustedes; Uso de los pasados.
VOCABULARIO: El carácter; Expresiones que acompañan al pretérito perfecto; Los estados de ánimo; Saludos en los mensajes informales; Despedidas en los mensajes informales; Verbos relacionados con la biografía de una persona; Expresiones de tiempo que acompañan al pretérito indefinido; Adjetivos para valorar; Las secciones de un periódico; Períodos y acontecimientos históricos; Acciones habituales; Expresiones para hablar de frecuencia; La descripción física y de carácter; Etapas de la vida; Anuncios de trabajo; Lugares de trabajo; Educación y formación.
S V
GRAMÁTICA: El uso del articulo con los nombres de ciudades y países; Presencia del pronombre sujeto; Presente de indicativo: gustar, interesar, aburrir, ponerse nervioso/a, dar miedo… Porque y para; Exclamativos: qué; Pretérito perfecto; El participio; Los indefinidos: algún, alguno, alguna, algunos, algunas, ningún, ninguno, ninguna; Paráfrasis verbales: llevar + gerundio, seguir + gerundio, llevar sin + infinito; Pretérito indefinido; Pretérito imperfecto; Interrogativos: cuándo; Oraciones de relativo explicativas y especificativas; Posesivos: mí, tu, su…; mío/a, tuyo/a, suyo/a… Superlativo absoluto y relativo; Apócope de bueno, malo y grande; Cuantificadores: muy, bastante, demasiado, un poco… Oraciones condicionales: si + presente, presente; Ser y estar para la expresión de la expresión de la cualidad; Estar para la expresión de la ubicación; Condicional simple; Perífrasis verbales: tener que + infinitivo, deber + infinitivo, hay que + infinitivo; Interrogativos: qué, cuál; Exclamativos: qué; Posición, combinación y orden de los pronombres personales átonos; Preposición (a/con/de/en…) + artículo (el/la/los/las) + que; La información de las palabras compuestas; Imperativo afirmativo; La presencia de los pronombres de objeto directo e indirecto; Oraciones temporales: mientras; Futuro imperfecto; Oraciones causales: porque y como; Oraciones condicionales: si + presente, presente/futuro.
VOCABULARIO: Las siglas; Los numerales ordinales; Expresiones que acompañan al pretérito perfecto; Expresiones de tiempo que acompañan al pretérito indefinido; Expresiones para hablar de frecuencia; Estados de ánimo; Cambios físicos; Posición; Ropa: estampado y material; Conectores del discurso: pero, en cambio; Tipos de vivienda; Las características de una vivienda; Partes o dependencias de una vivienda; Los porcentajes; El contrato de alquiler; Adverbios y expresiones de lugar; Muebles, electrodomésticos y objetos de la casa; La forma, tamaño y material de los muebles y objetos; Las secciones de un gran almacén; Palabras y expresiones relacionadas con los ordenadores e Internet; Profesiones; Palabras relacionadas con las averías domésticas; Recursos para hablar por teléfono; Envases; Comidas y bebidas; Tipos de músicas.
S VI
GRAMÁTICA: Presente de subjuntivo; Imperativo afirmativo de usted/es y imperativo negativo; Uso de los pasados: pretérito indefinido y pretérito imperfecto; Oraciones causales: porque y como; Oraciones temporales: cuando; Oraciones condicionales: si + presente, presente/imperativo; Uso de los pasados: pretérito perfecto y pretérito indefinido; Oraciones consecutivas: entonces, o sea que y así (es) que; Interrogativos: qué/cuál; Querer, gustar, encantar, apetecer… + infinitivo/ + que + subjuntivo; Tan, tanto, tanto/a/os/as; Oraciones de relativo: que; Oraciones temporales: cuando, en cuanto, tan pronto como, nada más, al + infinitivo, después de (que), antes de (que), hasta que, desde que; El uso del articulo con los nombres de accidentes geográficos; Uso de los pasados: pretérito imperfecto y pretérito indefinido; Hace (ya)/Hacía (ya) + tiempo; La concordancia de número en los sustantivos colectivos y algunos cuantificadores; El género de los animales; Pretérito pluscuamperfecto; Perífrasis verbales: seguir/continuar + gerundio; empezar a + infinitivo; ponerse a + infinitivo; acabar/terminar de + infinitivo; dejar de + infinitivo; Oraciones finales: para, para que; El modo del verbo en las oraciones temporales: indicativo/subjuntivo/infinitivo.
VOCABULARIO: Síntomas; Remedios; Pruebas médicas; Partes del cuerpo; Especialistas médicos; Accidentes y lesiones; Ofertas de empleo; Cualidades y capacidades; Profesiones; El currículum vítae; La carta de presentación; Los tipos de contrato; El ocio y el tiempo libre; Los espectáculos; El teatro; Los viajes: régimen; alojamiento; tipos de viajes; viajar en avión; viajar en tren; Datos básicos de un país; Marcadores de indefinido para acciones puntuales; El medio ambiente; Los parques nacionales: paisajes, flora y fauna; Las nuevas tecnologías; La televisión: tipos de programas; Marcadores del discurso: para referirnos a un tema, para enumerar, para aclarar, para concluir y resumir un escrito.

LIBRAS

SEMESTRE II

Alfabeto manual, numeral na Libras, saudações e cumprimentos, verbo (atividades diárias), variação do verbo “IR”, pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos), pronomes e expressões interrogativas, advérbios de tempo e lugar, dias da semana, calendário (meses), condições climáticas, objetos (sala de aula, escritório, cozinha, sala de estar e jantar, banheiro, quarto), animais.
SEMESTRE III

Alfabeto manual, numeral na Libras, saudações e cumprimentos, verbo (atividades diárias), variação do verbo “IR”, pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos), pronomes e expressões interrogativas, advérbios de tempo e lugar, adjetivos, dias da semana, calendário (meses), condições climáticas, objetos (sala de aula, escritório, cozinha, sala de estar e jantar, banheiro, quarto), animais, profissões, meios de comunicação, locais públicos e de lazer, família, cores e tonalidades, pesos e medidas, disciplinas de formação escolar.




 ANEXO III

DECLARAÇÃO DE MORADIA

Eu, ________________________________________________________________________, brasileiro(a), casado(a) (   ), solteiro(a) (   ), divorciado(a) (   ), viúvo(a) (   ), profissão ______________________,  portador do RG Nº ____________________CPF Nº ______________________,  declaro sob as penas previstas no art. 299 do Código Penal, para fins de fazer prova junto ao Centro de Línguas de Maracanaú, que mantenho residência e domicílio na cidade de __________________________-CE, com endereço na Rua/Av. _________________________________________________________, Nº ______, complemento _________________________________________, bairro ________________________________, CEP _______________________.

Para que se firme verdade, assino a presente declaração e assumo a responsabilidade da informação prestada.

Maracanaú, _______ de ________________________ de 20________.


___________________________________________________________________
Declarante









Observação:
Artigo 299 – Código Penal – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele  devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Pena – Reclusão, de um a cinco anos, e multa.






OBSERVAÇÃO:Para fazer o download em pdf do documento completo + ficha de matricula para impressão, acesse o  link abaixo:
Informativo teste de nível para download


Postar um comentário

0 Comentários